Edital

Edital Residência Pedagógica – IME/PROGRAD/UFG

O prazo para inscrições é de 25 de junho a 29 de julho de 2020. 

A Pró Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (PROGRAD/UFG) publicou o edital para seleção de estudantes para vagas no Programa Residência Pedagógica (RP). 

 

Confira o edital completo aqui.

Confira o edital prorrogado aqui.

Inscrições de 25 de junho a 29 de julho de 2020.

 

Dicas para a inscrição: TUTORIAL

 

Quais as características do Projeto de Residência Pedagógica?

  • O projeto de Residência Pedagógica (RP) tem o seu início no IME nesta edição. Tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas à formação inicial dos alunos licenciandos em Matemática. 

  • Estas práticas serão desenvolvidas em consonância àquelas ligadas aos estágios do nosso curso, portanto, são ações que visam a compreensão do espaço escolar, observações, reflexões, desenvolvimento de pesquisas práticas docentes em sala de aula. Logicamente, aliados a todo movimento de conhecimento do espaço escolar e de sua comunidade. 

  • Os bolsistas são chamados de residentes e contarão com a orientação (no IME) e o professor preceptor (escola-campo) para desenvolver suas atividades.

ATENÇÃO: O Residência Pedagógica se difere do PIBID, principalmente pelas ações a serem realizadas na escola-campo e pelo índice de integralização do curso dos alunos que poderão integrar os projetos.

 

Quais os alunos que podem se inscrever no RP?

  • O estudante deve ter cursado no mínimo 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática.

  • O bolsista terá que dispor de uma carga-horária mínima de 25 horas mensais para se dedicar ao desenvolvimento das atividades de orientação, reuniões e ações na escola-campo. Importante ver maiores detalhes no edital do projeto.

OBSERVAÇÃO: Neste período de isolamento social causado pela pandemia, as atividades estão sendo discutidas e organizadas para serem compatíveis com as necessidades que exigem a situação. Assim, antes de ter o seu início confirmado, o projeto está passando por adaptações em seu cronograma e organização, o que poderá contar com atividades remotas, inclusive.

 

E as características da bolsa?

  • O valor da bolsa é de R$ 400,00 e serão ofertadas 24 bolsas.  

  • O bolsista não poderá acumular bolsa, a não ser a bolsa Permanência. 

  • O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista da RP, desde que não possua relação de trabalho com a UFG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto.

OBSERVAÇÃO: Veja maiores detalhes no edital. Importante saber sobre as condições para o recebimento da bolsa e também das obrigações do bolsista. Os estudantes, candidatos a bolsa, que estiverem com integralização entre 50% e 60%, precisam optar entre o PIBID e o RP.  As inscrições nos dois projetos não serão homologadas.

 

Categorias: Editais capa