
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM –, fundada em 1988, é uma entidade civil de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação político partidaria e religiosa.
De acordo com seu Estatuto, a Sociedade tem por finalidade congregar profissionais e estudantes interessados na área de Educação Matemática para promover o desenvolvimento dessa área do conhecimento e:
(i) atuar junto aos órgãos governamentais na formulação, execução e avaliação de políticas públicas de educação e, em especial, na área da Educação Matemática;
(ii) atuar como fórum de debates sobre a produção na área de Educação Matemática, que leve ao desenvolvimento de uma análise crítica dessa produção;
(iii) zelar pelos interesses comuns de seus associados no que concerne ao desempenho nas atividades profissionais ligadas à Educação Matemática;
(iv) orientar e atuar na obtenção de recursos para o desenvolvimento de atividades na área de Educação Matemática;
(v) estimular atividades de pesquisa na área de Educação Matemática.
A SBEM começou a tomar forma em 1985, de acordo com o Prof. Dr. Ubiratan D´Ambrósio, um de seus fundadores, na 6ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, realizada em Guadalajara, no México. O passo decisivo seguinte foi a realização do primeiro Encontro Nacional de Educação Matemática — I ENEM — na cidade de São Paulo, em 1987, que reuniu cerca de 550 participantes. O II ENEM, realizado em Maringá-PR, marcou a criação oficial da SBEM, em 1988.
O Objetivo é proporcionar o espaço de intercâmbio de experiências docentes e de pesquisas em Educação Matemática;
Promover a comunicação e o debate sobre estudos, pesquisas, projetos e experiências nas áreas;
Desenvolver a área de Educação Matemática comprometida com uma intervenção pedagógica qualificada que contribua para a construção de uma sociedade igualitária e democrática;
Consolidar cada vez mais o papel da entidade nacional como representante das ações político-educacionais junto aos órgãos governamentais e a sociedade como um todo;
Proporcionar um lócus de formação continuada para os profissionais do ensino das redes públicas e privada do estado de Minas Gerais, funcionando, ao mesmo tempo, como instrumento divulgador dos conhecimentos produzidos na área de Educação Matemática.