Projetos de Ensino

APROVADOS EM 2020

 

Estatística e Empreendedorismo

Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos

Objetivos: Incitar o conhecimento sobre o que é empreendedorismo. Divulgar os mecanismos de apoio ao empreendedorismo e inovação que existem na UFG. Promover o entendimento de como é possível empreender com a Estatística, por meio da socialização de experiências de ações empreendedoras. Preparar os estudantes para identificar possiblidades, tomar atitudes e lidar com incertezas em relação à criação do próprio negócio. Orientar sobre o que é necessário para a criação de um plano de negócios.

 

A Estatística no Mercado de Trabalho

Coordenador: Prof. Dr. Eder Angelo Milani

Objetivos: Oportunizar que os alunos da graduação conheçam o campo de atuação do estatístico; apresentar quais são os conhecimentos e habilidades que as empresas requerem dos profissionais da Estatística; e informar quais fatores levam o estatístico a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho.

 

Seminários de Iniciação Científica

Coordenador: Prof. Dr. Kaye Oliveira da Silva

Objetivos: Criar um ambiente propício de divulgação científica e grupo de estudos para alunos vinculados aos programas PIBIC, PIVIC (Matemática) e PICME. Estabelecer uma ponte entre alunos não participantes dos programas supracitados com os alunos participantes, e, com isso, incentivar o hábito do estudo em Matemática. Promover um aprendizado universal da Matemática, que permeie todas as suas áreas básicas, e seja desenvolvido de forma profunda, pelo fato de envolver, além do ensino, a pesquisa.

 

Formação Inicial e Continuada em Educação Matemática

Coordenadora: Profa. Dra. Karly Barbosa Alvarenga

Objetivos: Congregar estudantes, tanto da graduação, quanto da pós-graduação, para debater sobre os temas relacionados ao ensino e aprendizagem. Preparar os estudantes da licenciatura para debater os temas de pesquisas que possam melhorar a qualidade da construção do conhecimento matemático deles e de seus(suas) futuros(as) alunos(as). Consolidar a área de Educação Matemática no IME. Ouvir os licenciandos a respeito de suas concepções sobre o que é ensinar e aprender. Ouvir os licenciandos a respeito de suas perspectivas sobre como será ensinar e aprender matemática sob uma dimensão espiralada, cada vez que se ensina, se aprende. Apontar caminhos para a continuação dos estudos dos graduandos.

 

Círculo de oficinas de matemática para calouros da matemática (COMCalMa)

Coordenador: Prof. Dr. Wellington Lima Cedro

Objetivos: Oportunizar aos alunos do curso de graduação atividades que contribuam para sua formação acadêmica e pessoal; possibilitar aos alunos bolsistas do PETMAT a elaboração e desenvolvimento de oficinas e seminários;  e proporcionar a professores e alunos um espaço para discutir as dificuldades do ingresso no curso de licenciatura oferecendo assim a oportunidade de um intercâmbio de conhecimentos.

 

Estudo complementar em Cálculo 2A direcionado a aluno com cegueira

Coordenadora: Profa. Dra. Kélem Gomes Lourenço

Objetivos: Compreender quais são as principais dificuldades do estudante com cegueira no que se refere ao aprendizado de Matemática na disciplina Cálculo 1A. Oferecer apoio pedagógico ao aluno, a fim de que ele consiga superar suas dificuldades iniciais e prosseguir no curso, cumprindo todas as etapas do aprendizado. Propiciar que o estudante seja incluído no processo de ensino e aprendizagem do curso de Cálculo 1A, de modo que sua deficiência não seja justificativa para um eventual baixo desempenho acadêmico.

 

APROVADOS EM 2019

 

Estudo complementar em Geometria Analítica direcionado a aluno com baixa visão

Coordenador: Profa. Dra. Ticianne Proença Bueno Adorno

Objetivos: Compreender quais são as principais dificuldades do estudante com baixa visão no que se refere ao aprendizado de Matemática na disciplina Geometria Analítica. Oferecer apoio pedagógico ao aluno, a fim de que ele consiga superar suas dificuldades iniciais e prosseguir no curso, cumprindo todas as etapas do aprendizado. Propiciar que o estudante seja incluído no processo de ensino e aprendizagem do curso de Geometria Analítica, de modo que sua deficiência não seja justificativa para um eventual baixo desempenho acadêmico.

 

Estudo complementar em Cálculo 1A direcionado a aluno com cegueira

Coordenador: Profa. Dra. Anyelle Nogueira de Souza

Objetivos: Compreender quais são as principais dificuldades do estudante com cegueira no que se refere ao aprendizado de Matemática na disciplina Cálculo 1A; oferecer apoio pedagógico ao aluno, a fim de que ele consiga superar suas dificuldades iniciais e prosseguir no curso, cumprindo todas as etapas do aprendizado; e propiciar que o estudante seja incluído no processo de ensino e aprendizagem do curso de Cálculo 1A, de modo que sua deficiência não seja justificativa para um eventual baixo desempenho acadêmico.

 

Acompanhamento dos possíveis formandos do curso de Matemática do IME/UFG

Coordenador: Prof. Dr. Geci José Pereira da Silva

Objetivos: Levantamento das disciplinas pendentes dos estudantes do curso de Matemática com percentual do PPC maior do que de 75% integralizado. Apoiar às coordenações dos cursos para a oferta das disciplinas pendentes para os possíveis formandos. Organizar um grupo de professores do IME/UFG para acompanhar/orientar os estudantes do Mestrado e Doutorado do PPG Matemática/IME, em Estágio Docência, para fins de executar atividades de acompanhamento à esses discentes de graduação. As atividades propostas serão: discussão dos conteúdos das disciplinas em estudo, atividades de reforço do conteúdo, trabalho com as listas de exercício, entre outras. Orientação aos estudantes na sequência do curso.

 

Suporte Acadêmico em Probabilidade e Estatística

Coordenador: Prof. Dr. Eder Angelo Milani

Objetivos: Garantir suporte acadêmico na área de Probabilidade e Estatística, especialmente para os estudantes que apresentam dificuldades; estimular a participação dos estudantes em atividades extraclasse que promovam o aprimoramento da aprendizagem em Probabilidade e Estatística; e minimizar a reprovação nas disciplinas da área de Probabilidade e Estatística dos cursos de Ciências Exatas da UFG, e, logo, diminuir a retenção e a evasão.

 

CINIME pensar a Matemática e a Estatística por meio de filmes

Coordenadora: Profa. Dra. Rosane Gomes Pereira

Objetivos: Contribuir para a ampliação do repertório cultural dos estudantes pela inserção do cinema como prática formativa; promover o desenvolvimento dos saberes científicos relacionados à Matemática e à Estatística; e estimular a partilha e troca de ideias entre estudantes.

 

Edição de textos com LaTeX

Coordenador: Prof. Dr. Everton Batista da Rocha

Objetivos: Apresentar aos participantes da UFG o ambiente de edição/produção de material tipográfico LaTex; capacitar os alunos no uso de linguagens de markup para a estruturação de textos, tornando-o apto a descrever em termos de estrutura lógica os seus trabalhos tipográficos; definir um ambiente normativo para a elaboração de textos científicos baseado nas normas da ABNT; e definir a criação de referências bibliográficas por meio de BibTex, bem como, formas de citação em texto, seguindo padrão de bases de dados.

 

Laboratório de Letramento Acadêmico

Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos

Objetivos:  Desenvolver práticas de letramento acadêmico, o que envolve tanto a recepção e produção escrita dos principais gêneros acadêmicos (fichamento, resumo, resenha, relatório e artigo), quanto saber se comunicar e expressar verbalmente, principalmente na apresentação de trabalhos acadêmicos, seja em seminários durante as aulas ou em participação em eventos científicos; conhecer e saber utilizar normas da ABNT para normalização de trabalhos acadêmicos; gerir o tempo para aumentar a produtividade acadêmica; e saber como preencher o Currículo Lattes.

 

APROVADOS EM 2018

 

Método 300 para o Ensino de Cálculo 1

Coordenadora: Prof. Dra. Kamila da Silva Andrade 

Objetivos: Desenvolver uma metodologia ativa, inovadora, de caráter colaborativo; despertar, nos estudantes, o interesse pelos estudos no decorrer de toda a disciplina, e não apenas às vésperas das provas; e promover a colaboração entre os discentes do curso, de modo que aqueles com melhor desempenho possam colaborar com a superação das dificuldades dos que apresentem desempenho inferior.