Projetos de Ensino
APROVADOS EM 2022
Acompanhamento de calouros como estratégia para o enfrentamento da evasão e retenção no IME/UFG
Coordenadora: TAE. Dra. Chaiane de Medeiros Rosa
Objetivos: Intenta-se, de forma geral, estabelecer um acompanhamento continuado dos estudantes ingressantes nos cursos do IME, pelo período de um ano, com vistas a evitar a evasão e retenção, e, de forma específica: acompanhar a frequência e o desempenho nas avaliações dos estudantes matriculados no primeiro ano dos cursos do IME, quais sejam: Matemática (bacharelado, licenciatura e ABI) e Estatística (bacharelado); mapear os estudantes em situação de risco: com três ou mais faltas consecutivas, e com nota nas avaliações igual ou menor que a média; e entrar em contato com os estudantes considerados em situação de risco para identificar as causas do problema (seja excesso de faltas ou baixo desempenho) e propor alternativas para superação desse quadro.
Mostra de Pesquisa em Estatística: aprofundando saberes
Coordenadora: Prof. Dr. Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
Objetivos: De forma geral, busca-se apresentar aos estudantes do curso de Estatística as pesquisas desenvolvidas pelos professores, para que eles possam aprofundar seus conhecimentos na área. E de forma específica, pretende-se: promover a popularização da ciência por meio da divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos professores do curso de Estatística da UFG, como forma de valorizar a pesquisa científica, seja ela vinculada ou não a um programa de pós-graduação; difundir a importância da pesquisa na construção do conhecimento, ao promover a aprendizagem de temas atuais e relevantes da área da Estatística; despertar o interesse dos estudantes para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica; e fomentar a busca de soluções inovadoras para problemas reais da sociedade.
Monitorias do IME - Estatística
Coordenadora: Profa. Dra. Thaynara Arielly de Lima
Objetivos: De forma geral, pretende-se contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de discentes da UFG na disciplina de Estatística, e, de forma específica: contribuir com a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da UFG que tenham o componente curricular Estatística no seu plano pedagógico de curso; contribuir com a diminuição da retenção, e consequentemente da evasão, de estudantes que cursam a disciplina Estatística; colaborar com a formação dos estudantes monitores por meio: do incentivo ao desenvolvimento de hábitos de estudo, planejamento de suas atividades e interesse pela docência; do aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos no componente curricular; estreitar o vínculo entre o corpo docente/técnico do IME e discente da UFG; e produzir material didático de apoio ao componente curricular.
APROVADOS EM 2020
Estatística e Empreendedorismo
Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
Objetivos: Incitar o conhecimento sobre o que é empreendedorismo. Divulgar os mecanismos de apoio ao empreendedorismo e inovação que existem na UFG. Promover o entendimento de como é possível empreender com a Estatística, por meio da socialização de experiências de ações empreendedoras. Preparar os estudantes para identificar possiblidades, tomar atitudes e lidar com incertezas em relação à criação do próprio negócio. Orientar sobre o que é necessário para a criação de um plano de negócios.
A Estatística no Mercado de Trabalho
Coordenador: Prof. Dr. Eder Angelo Milani
Objetivos: Oportunizar que os alunos da graduação conheçam o campo de atuação do estatístico; apresentar quais são os conhecimentos e habilidades que as empresas requerem dos profissionais da Estatística; e informar quais fatores levam o estatístico a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho.
Seminários de Iniciação Científica
Coordenador: Prof. Dr. Kaye Oliveira da Silva
Objetivos: Criar um ambiente propício de divulgação científica e grupo de estudos para alunos vinculados aos programas PIBIC, PIVIC (Matemática) e PICME. Estabelecer uma ponte entre alunos não participantes dos programas supracitados com os alunos participantes, e, com isso, incentivar o hábito do estudo em Matemática. Promover um aprendizado universal da Matemática, que permeie todas as suas áreas básicas, e seja desenvolvido de forma profunda, pelo fato de envolver, além do ensino, a pesquisa.
Formação Inicial e Continuada em Educação Matemática
Coordenadora: Profa. Dra. Karly Barbosa Alvarenga
Objetivos: Congregar estudantes, tanto da graduação, quanto da pós-graduação, para debater sobre os temas relacionados ao ensino e aprendizagem. Preparar os estudantes da licenciatura para debater os temas de pesquisas que possam melhorar a qualidade da construção do conhecimento matemático deles e de seus(suas) futuros(as) alunos(as). Consolidar a área de Educação Matemática no IME. Ouvir os licenciandos a respeito de suas concepções sobre o que é ensinar e aprender. Ouvir os licenciandos a respeito de suas perspectivas sobre como será ensinar e aprender matemática sob uma dimensão espiralada, cada vez que se ensina, se aprende. Apontar caminhos para a continuação dos estudos dos graduandos.
Círculo de oficinas de matemática para calouros da matemática (COMCalMa)
Coordenador: Prof. Dr. Wellington Lima Cedro
Objetivos: Oportunizar aos alunos do curso de graduação atividades que contribuam para sua formação acadêmica e pessoal; possibilitar aos alunos bolsistas do PETMAT a elaboração e desenvolvimento de oficinas e seminários; e proporcionar a professores e alunos um espaço para discutir as dificuldades do ingresso no curso de licenciatura oferecendo assim a oportunidade de um intercâmbio de conhecimentos.
Estudo complementar em Cálculo 2A direcionado a aluno com cegueira
Coordenadora: Profa. Dra. Kélem Gomes Lourenço
Objetivos: Compreender quais são as principais dificuldades do estudante com cegueira no que se refere ao aprendizado de Matemática na disciplina Cálculo 1A. Oferecer apoio pedagógico ao aluno, a fim de que ele consiga superar suas dificuldades iniciais e prosseguir no curso, cumprindo todas as etapas do aprendizado. Propiciar que o estudante seja incluído no processo de ensino e aprendizagem do curso de Cálculo 1A, de modo que sua deficiência não seja justificativa para um eventual baixo desempenho acadêmico.
APROVADOS EM 2019
Estudo complementar em Geometria Analítica direcionado a aluno com baixa visão
Coordenador: Profa. Dra. Ticianne Proença Bueno Adorno
Objetivos: Compreender quais são as principais dificuldades do estudante com baixa visão no que se refere ao aprendizado de Matemática na disciplina Geometria Analítica. Oferecer apoio pedagógico ao aluno, a fim de que ele consiga superar suas dificuldades iniciais e prosseguir no curso, cumprindo todas as etapas do aprendizado. Propiciar que o estudante seja incluído no processo de ensino e aprendizagem do curso de Geometria Analítica, de modo que sua deficiência não seja justificativa para um eventual baixo desempenho acadêmico.
Estudo complementar em Cálculo 1A direcionado a aluno com cegueira
Coordenador: Profa. Dra. Anyelle Nogueira de Souza
Objetivos: Compreender quais são as principais dificuldades do estudante com cegueira no que se refere ao aprendizado de Matemática na disciplina Cálculo 1A; oferecer apoio pedagógico ao aluno, a fim de que ele consiga superar suas dificuldades iniciais e prosseguir no curso, cumprindo todas as etapas do aprendizado; e propiciar que o estudante seja incluído no processo de ensino e aprendizagem do curso de Cálculo 1A, de modo que sua deficiência não seja justificativa para um eventual baixo desempenho acadêmico.
Acompanhamento dos possíveis formandos do curso de Matemática do IME/UFG
Coordenador: Prof. Dr. Geci José Pereira da Silva
Objetivos: Levantamento das disciplinas pendentes dos estudantes do curso de Matemática com percentual do PPC maior do que de 75% integralizado. Apoiar às coordenações dos cursos para a oferta das disciplinas pendentes para os possíveis formandos. Organizar um grupo de professores do IME/UFG para acompanhar/orientar os estudantes do Mestrado e Doutorado do PPG Matemática/IME, em Estágio Docência, para fins de executar atividades de acompanhamento à esses discentes de graduação. As atividades propostas serão: discussão dos conteúdos das disciplinas em estudo, atividades de reforço do conteúdo, trabalho com as listas de exercício, entre outras. Orientação aos estudantes na sequência do curso.
Suporte Acadêmico em Probabilidade e Estatística
Coordenador: Prof. Dr. Eder Angelo Milani
Objetivos: Garantir suporte acadêmico na área de Probabilidade e Estatística, especialmente para os estudantes que apresentam dificuldades; estimular a participação dos estudantes em atividades extraclasse que promovam o aprimoramento da aprendizagem em Probabilidade e Estatística; e minimizar a reprovação nas disciplinas da área de Probabilidade e Estatística dos cursos de Ciências Exatas da UFG, e, logo, diminuir a retenção e a evasão.
CINIME pensar a Matemática e a Estatística por meio de filmes
Coordenadora: Profa. Dra. Rosane Gomes Pereira
Objetivos: Contribuir para a ampliação do repertório cultural dos estudantes pela inserção do cinema como prática formativa; promover o desenvolvimento dos saberes científicos relacionados à Matemática e à Estatística; e estimular a partilha e troca de ideias entre estudantes.
Edição de textos com LaTeX
Coordenador: Prof. Dr. Everton Batista da Rocha
Objetivos: Apresentar aos participantes da UFG o ambiente de edição/produção de material tipográfico LaTex; capacitar os alunos no uso de linguagens de markup para a estruturação de textos, tornando-o apto a descrever em termos de estrutura lógica os seus trabalhos tipográficos; definir um ambiente normativo para a elaboração de textos científicos baseado nas normas da ABNT; e definir a criação de referências bibliográficas por meio de BibTex, bem como, formas de citação em texto, seguindo padrão de bases de dados.
Laboratório de Letramento Acadêmico
Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
Objetivos: Desenvolver práticas de letramento acadêmico, o que envolve tanto a recepção e produção escrita dos principais gêneros acadêmicos (fichamento, resumo, resenha, relatório e artigo), quanto saber se comunicar e expressar verbalmente, principalmente na apresentação de trabalhos acadêmicos, seja em seminários durante as aulas ou em participação em eventos científicos; conhecer e saber utilizar normas da ABNT para normalização de trabalhos acadêmicos; gerir o tempo para aumentar a produtividade acadêmica; e saber como preencher o Currículo Lattes.
APROVADOS EM 2018
Método 300 para o Ensino de Cálculo 1
Coordenadora: Prof. Dra. Kamila da Silva Andrade
Objetivos: Desenvolver uma metodologia ativa, inovadora, de caráter colaborativo; despertar, nos estudantes, o interesse pelos estudos no decorrer de toda a disciplina, e não apenas às vésperas das provas; e promover a colaboração entre os discentes do curso, de modo que aqueles com melhor desempenho possam colaborar com a superação das dificuldades dos que apresentem desempenho inferior.