
LEMAT celebra 31 anos de história e contribuição à formação de professores de Matemática
Em 2025, o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG) celebra 31 anos de história, marcados por pesquisa, inovação pedagógica e compromisso com a formação de professores de Matemática.
Memória Institucional do IMF - IME/UFG
Fotos do acervo do Lemat
O Lemat foi idealizado em 1994 pela professora Zaíra da Cunha Melo Varizo, que o coordenou por 12 anos, até 2006, juntamente com a Técnica em Assuntos Educacionais Silmara Epifânia de Castro Carvalho, que atuou no laboratório de 1994 a 2015.
O nome "Laboratório de Educação Matemática" foi escolhido com base em sua essência: um espaço de experimentação e estudo, no qual se desenvolvem pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática, em um contexto de formação de professores comprometido com a reflexão crítica e o desenvolvimento profissional.
Como definiu sua fundadora, o laboratório busca compreender a Educação Matemática como campo científico, voltado não apenas ao ensino, mas também à aprendizagem, à didática, à experimentação e à socialização do conhecimento. O Lemat não se propõe a desenvolver experiências matemáticas em si - uma vez que a Matemática não é ciência experimental -, mas sim a experimentar metodologias, recursos e práticas que ampliem as formas de ensinar e aprender matemática.
À esquerda, a Técnica em Assuntos Educacionais Silmara Epifânia de Castro Carvalho desenvolvendo um projeto com discentes;
à direita, a professora Zaíra da Cunha Melo Varizo (terceira da esquerda para a direita).
Fonte: Arquivos Lemat
Desde sua origem, o LEMAT tem como missão formar professores críticos, autônomos e investigadores. O laboratório atua como um espaço de vivência pedagógica, onde os futuros docentes podem experimentar novas metodologias, desenvolver materiais instrucionais e refletir sobre a prática docente.
Entre suas principais ações formativas estão: Capacitar professores para atuar como pesquisadores em sala de aula, com uma visão crítica e construtivista; Promover a reflexão colaborativa e o trabalho cooperativo entre professores e alunos; Estimular o desenvolvimento de materiais lúdicos e metodológicos - como jogos, quebra-cabeças, tangram, ábaco e softwares educacionais - que favorecem a aprendizagem ativa; Integrar pesquisa e prática docente, aproximando o conhecimento teórico da realidade escolar.
O LEMAT também se destaca por sua forte integração com a rede básica de ensino e outras Instituições de Ensino Superior (IES), promovendo um diálogo permanente entre universidade e escola. Essa relação tem sido essencial para consolidar uma cultura de colaboração e inovação educacional.
Lemat no Antigo IMF.
Fonte: Arquivos Lemat
Ao longo de mais de três décadas, o Lemat participou e organizou diversas atividades de destaque:
- Jornadas de Educação Matemática: iniciadas em 1994, as Jornadas se tornaram um evento regional, reunindo professores da educação infantil, fundamental, média e superior de diversos estados brasileiros. Elas se firmaram como um fórum de discussão sobre tendências, metodologias e desafios do ensino da Matemática.
- Espaço das Profissões da UFG: desde 2017, o Lemat participa com atividades interativas e inclusivas, apresentando a Matemática de forma criativa a estudantes e à comunidade.
- Projeto Ludens (CEPAE/UFG): o laboratório colabora com este evento desde 2009, levando jogos e atividades de Matemática para alunos da educação básica, conforme sua faixa etária.
- Parcerias com o Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG: com atividades lúdicas e jogos de formas geométricas, o Lemat promove experiências pedagógicas que unem teoria e prática.
- Participação no CONPEEX: desde a primeira edição, o laboratório marca presença no principal evento acadêmico da UFG, divulgando experiências e resultados de pesquisa.
- Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): em 2017, o Lemat representou o IME/UFG em Brasília, com oficinas de origami, cubo mágico e outras atividades que mostraram, de forma prática, como "A Matemática está em tudo"
X Jornada de Educação Matemática.
Fonte: Arquivos Lemat
Durante seus 31 anos, o Lemat consolidou-se como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, comprometido com a formação inicial e continuada de professores e com a inovação no ensino da Matemática.
Ao valorizar a reflexão colaborativa e o trabalho em equipe, o laboratório contribui para transformar a prática pedagógica e fortalecer a comunidade educativa dentro e fora da UFG.
O IME/UFG celebra, com grande orgulho, esta trajetória construída por professoras, técnicos e estudantes que fizeram do Lemat um referencial de excelência e compromisso social.
Desde 2022, o Laboratório de Educação Matemática (Lemat) é coordenado pela professora Elisabeth Cristina de Faria. Compõem também a equipe os servidores técnico-administrativos Lorena Rosa Silva, que atua no laboratório desde 2015, e Wagner Ferreira Lemes, que integra a equipe desde 2010.
"O Laboratório de Educação Matemática é um espaço de experimentação, diálogo e inovação. Ele representa o compromisso do IME/UFG com a formação de professores críticos e com a construção de uma educação matemática de qualidade", destacou a diretora do IME/UFG, professora Ivonildes Ribeiro Martins Dias.
Parabéns ao Lemat pelos seus 31 anos de história, dedicação e inspiração!
*Para a revisão e aprimoramento da redação deste texto histórico, foi utilizada a ferramenta ChatGPT (modelo GPT-5, OpenAI).
Categorias: IME em Destaque Notícias capa