Ronaldo Garcia

Entrevista com o Professor Ronaldo Alves Garcia

Como parte da série "Memórias do IME/UFG", criada em comemoração aos 29 anos de criação e 28 de instalação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás, o professor Ronaldo Garcia compartilhou sua trajetória acadêmica e institucional, marcada por dedicação, liderança e contribuições decisivas para o fortalecimento da Matemática na UFG.

Memórias do IMF-IME/UFG

Natural de Patos de Minas (MG), o professor Ronaldo ingressou na Universidade Federal de Goiás em 1979, no curso de Engenharia Elétrica, e, sob a orientação e incentivo do professor Genésio Lima dos Reis (in memoriam), iniciou, em 1981, disciplinas do Mestrado em Matemática da UFG, ainda durante a graduação.

Concluiu a Engenharia em 1983 e o Mestrado em 1984, prosseguindo para o Doutorado em Matemática no IMPA, sob orientação do professor Jorge Sotomayor, finalizado em 1989. Posteriormente, realizou pós-doutorado na Universidade de Bourgogne, em Dijon (França), entre 1991 e 1993, com complementação no IMPA. Desde então, tem mantido colaboração com diversas instituições no Brasil e no exterior, incluindo universidades e centros de pesquisa na França, México, Espanha, Chile, Colômbia, Peru, Suíça e Estados Unidos.

Em sua fala, o docente relembra os primeiros passos que o levaram à carreira acadêmica, os desafios enfrentados ao longo do caminho e reflexões sobre o papel da universidade e da matemática na sociedade contemporânea.

 

 

Ao longo de sua carreira, o professor Ronaldo acumulou uma ampla experiência na vida universitária. Foi chefe do Departamento de Matemática do antigo Instituto de Matemática e Física (IMF), participando ativamente do processo de revisão do Estatuto e do Regimento da UFG, um período de grande aprendizado e transformação institucional. Desse processo nasceu a divisão do IMF em três unidades, entre elas o atual IME.

O professor Ronaldo foi o primeiro diretor eleito do Instituto de Matemática e Estatística e o segundo diretor da unidade, já que a primeira direção foi conduzida naturalmente a partir da estrutura do antigo Instituto de Matemática e Física.

O Instituto de Matemática e Estatística da UFG agradece ao professor Ronaldo Alves Garcia pela generosidade em compartilhar sua trajetória e experiências, que refletem décadas de dedicação à universidade, à pesquisa e à formação de novas gerações de matemáticos. Sua história é parte essencial da memória e do desenvolvimento do IME/UFG.

 

Categorias: IME em Destaque