
Seminário: Concepção de Educação como prática da liberdade: programa de ensino e pesquisa dialógico-problematizador
Título: Concepção de Educação como prática da liberdade: programa de ensino e pesquisa dialógico-problematizador
Ministrante: Prof. Dr. Márcio Penna Corte Real - FE/UFG
Resumo: A palestra aborda o conceito de Educação como prática da liberdade. Apresenta aspectos da programação de ensino e de pesquisa da concepção freireana de investigação temática. Problematiza a formação e a atuação de professores, bem como a organização das práticas educativas e a produção do conhecimento educacional. Focaliza aspectos metodológicos para o ensino de ciências e matemática.
Metodologia: Serão expostos conceitos que caracterizam a concepção de educação como prática da liberdade de Paulo Freire; e que sustentam a organização de programas de ensino e pesquisa. Será apresentada uma metodologia dialógico-problematizadora para o ensino de ciências e matemática e vivido o diálogo com os participantes.